CIDADOES IGUAÇUANOS SABE PORQUE NAS PROXIMAS CHUVAS DE VERAO; DEZENAS DE FAMILIAS PODERAO PERDER AS SUAS VIDAS ,E PORQUE NOVA IGUAÇU DESDE O COMEÇO DO PROJETO IGUAÇU ,O MUNICIPIO , FOI E CONTINUA SENDO DESTRATADO E MENOSPREZADOS PELO INEA ,A FASE ,E A COMISSAO EXECULTIVA DO PROJETO ,LEIA ESSE EMAIL E VEJA A PANELINHA DOS OUTROS MUNICIPIOS E O DESRESPEITO COM N.I ,ADSUMUS
Uma Comitiva composta por técnicos do INEA/SEA, COPPE/UFRJ, Consórcio Rios da Baixada e da Comissão Executiva de Acompanhamento do Projeto Iguaçu (CE/PROJETO IGUAÇU), realizaram no dia 14 de outubro (2011) uma Visita Técnica a Rios e Canais, no município de D.Caxias, e que receberão obras do PAC VALÕES, projeto com verba destinada de 84 Milhões e que tem a premissa de complementar as obras do Projeto Iguaçu e contribuir para a melhora da drenagem dos Bairros da Baixada, que devido a obras mal planejadas e executadas e que foram realizadas ao longo dos anos, provocam pontos específicos de alagamento durante as chuvas causadas por falta de planejament o e de ações eficazes nestes efluentes que em sua maioria encontram-se completamente assoreados e em alguns casos bloqueados por lixo, construções irregulares, galerias entupidas e ou ineficientes, esses rios e canais foram mapeados através de vários encontros com lideranças locais que informaram e cobraram a necessidade destas obras.
O ponto de partida da comitiva foi o Canteiro Central de Obras do Projeto Iguaçu, localizado na Rodovia Presidente Dutra em Belford Roxo, a primeira parada da comitiva foi o Bairro do São Bento em D.Caxias, onde as lideranças puderam identificar pontos críticos de alagamentos provocados por falta de manutenção em galerias entre outras causas, como é o caso do Canal da Rua Fernando Ferrari, transversal da Estrada Presidente Kennedy e que fica próximo ao Centro Panamericano de Febre Aftosa, aonde o Sr. Daniel Ferreira, liderança local e membro da CE/PROJETO IGUAÇU conduziu o roteiro da visita que contemplou os Canais da Kennedy, Pantanal, Gomes Freire, Jacatirão, Caturité, Centenário, Bananal, Braz Cuba, Polder Alberto de Oliveira e Rio Sarapuí, todas as informações coletadas subsidiarão prováveis aperfeiçoamentos e ou alterações ao escopo do PAC VALÕES, visando uma melhor perspectiva de resultados e uma melhor qualidade das obras e benefícios aos moradores destas regiões.
Segundo as lideranças presentes, a atividade foi um sucesso e marca um novo momento de convivência e diálogo entre o Governo e a Sociedade Civil e poderá resultar em benefícios a toda a população da Baixada Fluminense, pois através das insistentes cobranças feitas durante os encontros realizados mensalmente no INEA com a CE/PROJETO IGUAÇU e também dos encontros com os representantes de CLAs, e que foram propostas estas Visitas Técnicas que também serão realizadas futu ramente a outras localidades que estão inseridas no escopo de ação do PAC VALÕES e PROJETO IGUAÇU/PAC 1 e 2. Participaram da atividade os Engenheiros Sr. Irinaldo Cabral e João Batista (INEA), o Sr. Matheus (COPPE/UFRJ), a Sra. Débora Bento, representando o trabalho social do INEA, a Sra. Monica Pontes e Rafael (FASE), Técnicos do Consórcio Rios da Baixada e Representando a Sociedade Civil e a Comissão Executiva do Projeto Iguaçu os Srs. Daniel Ferreira, Solange Bergami e Sidney Neves (MUB/D.CAXIAS), Luizinho Simplício (Mesquita), Sra. Valdenice Pimentel (ABM/S.J.Meriti) e Rogerio Gomes, Enock Alves e Elza Santos (BELFORD ROXO).
- Obras do PAC VALÕES, cujos 84 milhões para complementações do Projeto Iguaçu. Qual valor a ser destinado a Nova Iguaçu? Quando e como e em quais condições se dará tais obras (básica, emergenciais e complementares)?
- As lideranças presentes (CE/Projeto Iguaçu + CLAs), além de legitimar o sucesso da visita vislumbra que toda Baixada será beneficiada, mas como se o Projeto em si, desde o inicio está em fragmentos.
- Que outros representantes de CLAs são estes? Onde se dará novas visitas técnicas, e que municípios realmente estão inseridos nesta agenda de atividades?
- Oficialmente onde está o escopo (documento) de ação do PAC VALÕES E PROJETO IGUAÇU 1 e 2?
- Sobre o pessoal do MUB, afinal o que eles estão ainda fazendo no CE/PROJETO IGUAÇU? Não estão sobre judice? Ou já resolveram está questão?
- Sei que deveria estar a par (sou do MAB), mas será que os nossos "Diretores, representando N. Iguaçu", foram limados do CE/PJ IGUAÇU? Será que foi por nossa atuação que os mesmos, talveis não foram sequer convocados a esta visita técnica? Vou procurar saber, depois repasso.Abçs,Alcy Maihoní