INICIANDO A REUNIÃO O ENGENHEIRO RESPONSÁVEL PELO PROJETO IGUAÇU IRINALDO QUE O PROJETO INCLUI UMA EXTENSÃO DE APROXIMADAMENTE 12 KM.
SOBRE A CONTRATAÇÃO: DISSE QUE ESTÁ VINDO COM O RECURSO DO FGTS, QUE TEM MENOS BUROCRACIA JUNTO A CAIXA ECONÔMICA; É UM RECURSO QUE PASSA PELO ESTADO, EXECUTA-SE A OBRA E RETORNA PARA A CAIXA, É COMO UM EMPRÉSTIMO.
O INICIO DA OBRAS DO PAC 2 ESTÁ PREVISTO PARA O SEGUNDO SEMESTRE DO ANO QUE VEM.
JOSÉ LUIZ DE VILAR DOS TELES MENCIONOU QUE AINDA FALANDO NO PAC 1 FOI DITO QUE A CAIXA ECONÔMICA SERÁ A RESPONSÁVEL PELAS OBRAS, ENTÃO COMO FICA A PARTICIPAÇÃO DA COMISSÃO EXECUTIVA SENDO QUE A CAIXA ECONÔMICA É A MAIOR RESPONSÁVEL SE HAVERÁ A PARTICIPAÇÃO DA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS QUE INTEGRAM A COMISSÃO EXECUTIVA E SOBRE AS LICITAÇÕES?
EM RESPOSTA O ENGENHEIRO IRINALDO DISSE DA NECESSIDADE DE SE DIVIDIR A REUNIÃO EM DUAS PARTES,
1 - SOBRE HABITAÇÃO, ONDE SE IRÁ FORMATAR O PROCESSO DE PARTICIPAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PROJETO JUNTO A CAIXA ECONÔMICA.
OBS. A CAIXA ECONÔMICA SÓ É RESPONSÁVEL PELA OBRA COM O ACOMPANHAMENTO DO INEA.
IREMOS NO INÍCIO DE JANEIRO PROPOR UMA REUNIÃO ESPECIFICA PARA HABITAÇÃO.
E QUANTO A LICITAÇÃO TEM UMA PARA DUAS CRECHES E UM POSTO DE SAÚDE E UM CENTRO SOCIAL COMUNITÁRIO.
LUIZINHO DE MESQUITA MENCIONA A MUDANÇA DE GOVERNO EM NILÓPOLIS E MESQUITA,E QUE A TRANSBAIXADA SERÁ UMA FORMA DE BENEFICIAR O PAC 2 E DA CONTINUIDADE AOS SERVIÇOS, ENTÃO EU PROPONHO UMA REUNIÃO PARA A APRESENTAÇÃO DO PROJETO AO NOVO GOVERNO.
EM RESPOSTA IRINALDO DIZ QUE O PAC 2 TERÁ UM INVESTIMENTO DE APROXIMADAMENTE 460 MILHOES, POR ESTE MOTIVO TEM QUE HAVER MUITO PROJETO, E SUPONHO QUE EM JANEIRO ESTAREMOS FINALIZANDO O PROJETO BASE E APRESENTANDO A CAIXA ECONÔMICA.
ENTÃO O QUE PODEMOS APRESENTAR SERÁ FEITO ATRAVÉS DE REUNIÕES E AS AUTORIDADES MUNICIPAIS PODERÃO SE FAZER PRESENTE, O QUE FACILITARÁ A COMUNICAÇÃO ENTRE O INEA E PREFEITURA.
SIDNEY DO MUB DE CAXIAS EXPRESSA QUE APESAR DO EMPENHO DA VISITA EM CAXIAS, FICOU ALGUNS PONTOS SEM ATENÇÃO, NO PANTANAL ONDE ESTÁ SENDO CONSTRUÍDO UM GRANDE CONDOMÍNIO ,ONDE TODOS OS DEGETOS ESTÃO SENDO DIRECIONADOS AO RIO MODEM
EM RESPOSTA IRINALDO DIZ SOBRE A NECESSIDADE DE SE FAZER UMA VISTORIA PARA VER O TIPO DE DEGETOS QUE ESTÃO SENDO LANÇADOS NO RIO, POIS O QUE CAUSA O AUMENTO DAS ÁGUAS E ASSORIAÇÃO DO RIO,
ELE FALA AINDA DE SUA DECEPÇÃO COM RELAÇÃO AO SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE POIS O MESMO FOI AO FALA BAIXADA, E RELATOU QUE O INEA DEIXOU A MÁQUINA DE LIMPEZA ABANDONADA, ELE DISSE AINDA QUE A MÁQUINA FORA CEDIDA PARA A PREFEITURA CABENDO A ELA TODA A MANUTENÇÃO.
EU ADRIANO NAVAL COMENTEI E COBREI DO INEA O RELATÓRIO FINAL DA ONG FASE QUE ERA A RESPONSÁVEL PELO CONTROLE SOCIAL DO PROJETO IGUAÇU.
TAMBÉM RELATEI SOBRE AS CASAS QUE AINDA SE ENCONTRAM EM RISCO EMINENTE AS MARGENS DO RIO BOTAS, NO BAIRRO JARDIM PERNAMBUCO EM NOVA IGUAÇU.
E LEMBREI TAMBÉM DOS INFORMATIVOS CONTENDO O ACOMPANHAMENTO DAS OBRAS DO PROJETO IGUAÇUQUE NÃO TEM MAIS SIDO OFERECIDOS
IRINALDO ME RESPONDE DIZENDO QUE O RELATÓRIO QUE FORA ENTREGUE NÃO ESTAVA DE ACORDO COM O QUE ELES ESPERAVAM, ENTÃO FORA SOLICITADO UM NOVO RELATÓRIO...
QUANTO AS CASAS, O JOÃO DIZ QUE IRÁ ATÉ PARA VERIFICAR AS CASAS , E SE NECESSÁRIO PEDIR A INTERDIÇÃO DAS MESMAS. E QUANTO AO ENTULHO SERÁ FEITA UMA LIMPEZA E RETIRADA DO RESTOU AINDA DE PÉ DAS CASAS QUE JÁ FORAM DESABITADAS.
IRINALDO NOS ESCLARECE QUE UMA CASA PODE APRESENTAR SER DE RISCO OU DE RISCO IMEDIATO:
RISCO IMEDIATO É QUANDO ALÉM DE PODER ESTAR EM LOCAL INADEQUADO E CONSTRUÇÃO IRREGULAR, A MESMA APRESENTA RACHADURAS E ESTALOS.
NO QUE DIZ RESPEITO A ESSAS FAMÍLIAS CITADAS PELO ADRIANO NAVAL, IREMOS FAZER UMA AVERIGUAÇÃO E SE NECESSÁRIO COLOCAREMOS ESSAS FAMÍLIAS NO ALUGUEL SOCIAL.
QUANTO AOS INFORMATIVOS, ELE RELATA QUE OS MESMOS TEM UM CUSTO E NÃO TINHAM CONTRATO SOCIO AMBIENTAL, AGORA COM O NOVO CONTRATO, VOLTAREMOS A CONFECCIONAR OS BOLETINS INFORMATIVOS.
LUIZINHO SABEMOS QUE O LIXO É UM PROBLEMA DA PREFEITURA, QUE A MESMA NÃO CUMPRE DE FORMA ADEQUADA, ENTÃO GOSTARIA DE SABER COMO O INEA PODERÁ ESTAR INTERVINDO JUNTO AS PREFEITURAS QUANTO A QUESTÃO DO LIXO, SENDO QUE UMA VEZ QUE NÃO SÃO COLETADOS ACABAM INDO PARAR NOS RIOS.E QUANTO AO REASSENTAMENTO, AS PESSOAS NÃO SABEM PARA ONDE VÃO E NEM COMO SE MANTER.
IRINALDO DIZ QUE A RESPONSABILIDADE DA COLETA E MANUSEIO DO LIXO É DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DA PREFEITURA,E MENCIONA QUE BELFORD ROXO VIROU UMA VERDADEIRA LIXEIRA, E QUE A PREFEITURA NÃO LEVA O LIXO ATE O ATERRO SANITÁRIO, E O MÁXIMO QUE O INEA PODE FAZER É MULTAR A PREFEITURA.
QUANTO AO REASSENTAMENTO O INEA SÓ FORNECE O CHEQUE PARA UM MORADOR APÓS A VISTORIA DA CASA E DECIDIDA QUE ELA NÃO PODE SER HABITADA, E APÓS ELE FECHAR ACORDO COM O PROPRIETÁRIO DA NOVA CASA, PERANTE AO INEA.
COM RELAÇÃO AO TEMPO DE DEMORA DA LIBERAÇÃO DO CHEQUE, ESTAMOS TENTANDO DIMINUIR O TEM PO QUE HOJE É DE 3 MESES...
DEIXAMOS CLARO QUE É FUNDAMENTAL A PARTICIPAÇÃO DAS SECRETÁRIAS DE MEIO AMBIENTE, HABITAÇÃO, AÇÃO SOCIAL, E DAS PREFEITURAS.
ROGERIO, GOSTARIA DE LEMBRAR QUE ATÉ HOJE NÃO TEMOS NENHUM TIPO DE REGISTRO DE REUNIÕES ANTERIORES, PRINCIPALMENTE AS REALIZADAS, COM A PRESENÇA DA MARILÉIA, SENDO QUE EM UMA DESSAS REUNIÕES FOI MENCIONADO A EXISTENCIA DE UMA SOBRA DE DINHEIRO DO PROJETO ANTERIOR DE APROXIMADAMENTE 46 MILHÕES, QUE AINDA SE ENCONTRA EM POSSE DO INEA.
A LETICIA DA CASA DE CULTURA DIZ TER ENVIADO RELATÓRIOS CONTENDO ASSUNTOS APRESENTADOS NAS REUNIÕES E SE OS MESMOS NÃO RECEBERAM QUE ESTARÁ PROVIDENCIANDO UMA CÓPIA.
E IRINALDO RESPONDE QUE COM RELAÇÃO AOS 46 MILHÕES, ESTE AINDA SERÁ INVESTIDO NO PAC 2 POIS TERÁ QUE DÁ CONTINUIDADE AS OBRAS JÁ INICIADAS, SENDO QUE UMA VEZ ESTA VERBA SENDO LIBERADA PARA AS OBRAS E NELA QUE SE INVESTIRA....
EM SEGUIDA DA-SE O TÉRMINO DA REUNIÃO A PROMESSA DE SEREM REVISTOS TODAS AS DEMANDAS CITADAS DURANTE A REUNIÃO.adsumus
Nenhum comentário:
Postar um comentário