Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

ATENÇAO PREFEITURA DE NOVA IGUAÇU ,PARA NAO PERDER A DATA ,POIS MUITAS FAMILIAS SE ENCONTRAM EM AREA DE RISCO E PRECISAM DE AJUDA,,Prefeitos de NOVA IGUAÇU, Queimados, Nilópolis, Paracambi, Japeri, Duque de Caxias e São João de Meriti devem apresentar ao Governo do Estado, até a próxima quarta-feira, terrenos que possam receber o programa "Minha Casa, Minha Vida". Os terrenos passarão por visita técnica da Secretaria de Obras e Habitação para evitar áreas de risco de desabamento e as famílias que vivem em áreas de perigo iminente contarão com o aluguel social. ,

 Nova Iguaçu ,Queimados, Nilópolis, Paracambi, Japeri, Duque de Caxias,e São João de Meriti, na Baixada Fluminense, terão de apresentar ao Governo do Estado terrenos edificáveis e livres de disputas judiciais que possam receber o programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. Nesta terça-feira (24), eles participaram da primeira reunião de trabalho para o projeto "Somando Forças para Morar Seguro", coordenado pelas secretarias estaduais de Obras e de Habitação. 
O mapeamento das áreas onde há perigo iminente de desabamento foi apresentado em dezembro passado pelo Governo. O Departamento de Recursos Minerais (DRM-RJ), que realizou o trabalho, fez um alerta: o problema pode atingir 32 mil pessoas.  
" Os prefeitos não precisam esperar até quarta-feira, quem tem o terreno já pode agendar a visita técnica com funcionários das secretarias de Obras e Habitação. Eles terão de assinar um termo de compromisso com o governo estadual a fim de que as áreas de risco não voltem a ser ocupadas futuramente", explicou o secretário estadual de Obras, Hudson Braga.  
Secretaria de Habitação vai garantir aluguel social
O secretário estadual de Habitação, Rafael Picciani, acrescentou que após a assinatura docontrato para o início das obras do Minha Casa, Minha Vida, as famílias que vivem em áreas de risco poderão contar com o aluguel social.
"Os benefícios serão pagos a partir do momento em que os contratos forem assinados. É agarantia de que as obras serão feitas e as famílias retiradas o mais rapidamente possível de encostas que oferecem risco", disse.
Prefeitos presentes ao encontro quiseram saber se os municípios poderiam apresentar projetos para a contenção de encostas em vez de terrenos para as obras do Minha Casa, Minha Vida. Os secretários Hudson Braga e Rafael Picciani ressaltaram que o objetivo da proposta é a construção de novas moradias.
- O objetivo do “Somando Forças Para Morar Seguro” é acabar com o risco que milhares de famílias enfrentam diariamente nas encostas. Porém, se a obra de contenção for viável e mais barata que a de infraestrutura nos terrenos, pode ser que sim. Cada caso será estudado –, ponderou o secretário Hudson Braga.

Um comentário:

  1. O QUE A PREFEITURA DE NOVA IGUAÇU PODE APRESENTAR?

    Nova Iguaçu está em grande atraso no que se refere à Habitação, Regularização Fundiária e Saneamento Básico e sinceramente NÃO ACREDITO mais neste governo atual. Houve uma gravíssima demora na aprovação do Plano Diretor e as emendas realizadas pelo executivo, não passou por discussões junto à sociedade civil. Esta matéria esta me cheirando obviamente a articulações eleitoreiras e no caso de Nova Iguaçu a Secretaria Municipal da Cidade (SEMCID), tem o que para apresentar? Eles não possuem sequer um diagnostico da realidade da própria cidade, como irá apresentar um relatório até quarta-feira?
    O município vem perdendo ao longo dos últimos anos grandes investimentos federais, pelas seguintes razões:

    1. Não possuímos, Plano Municipal de Habitação de Interesse Social; mesmo aprovado pela Câmara em 2008, inexiste o conselho Gestor do fundo de habitação;
    2. Não possuímos Plano Municipal de Regularização Fundiária;
    3. Não possuímos Plano Municipal Participativo de Saneamento Básico.
    Como se vê o que nossa prefeitura pode apresentar HOJE a Secretaria Estadual de Obras e de Habitação?

    REMÉDIO EXISTE: O GOVERNO SE REUNIR COM A SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA PARA EM UNIÃO SE ACHAR, UM BOM CAMINHO PARA SAIR DESTE PROFUNDO POÇO. A SOCIEDADE É BOA PARCEIRA EM CRIAR EXCELENTES PROPOSTAS, POREM NÃO É HABITO DE ESTE GOVERNO SER PARTICIPATIVO. O QUE LAMENTO.

    Diretor de Educação do MAB

    ResponderExcluir