Pesquisar este blog

domingo, 9 de dezembro de 2012

CAMPANHA PERMANENTE "DIGA NÃO ÀS ENCHENTES"


CAMPANHA PERMANENTE "DIGA NÃO ÀS ENCHENTES" 




NÃO PERMITA QUE AS TRAGÉDIAS

SE REPITAM EM SUA CIDADE



"DIGA NÃO
ÀS ENCHENTES" ©



VERIFIQUE SE OS BUEIROS ESTÃO TODOS DESENTUPIDOS – RECLAME SE NÃO ESTIVEREM OU DESENTUPA VC MESMO, SE PUDER!

NÃO JOGUE E NÃO DEIXE JOGAR LIXO NOS RIOS, NAS RUAS E NOS TERRENOS BALDIOS. DENUNCIE !

SOLICITE LIMPEZA NOS CURSOS D’ ÁGUA DAS REGIÕES ONDE OCORRERAM ENCHENTES.

SE NOTAR DERRUBADAS DE MATAS E INVASÕES EM ÁREAS DE RISCO, AVISE A DEFESA CIVIL OU A PM. NÃO INVADA A FAIXA MARGINAL DE PROTEÇÃO DOS RIOS.

TERRAPLENAGENS E ATERROS SUSPEITOS PODEM PROVOCAR DESABAMENTOS. DENUNCIE !

NÃO EFETUE CONSTRUÇÕES SEM LICENCIAMENTO DOS ÓRGÃOS COMPETENTES E, SOBRETUDO, NÃO MEXA NAS ENCOSTAS SEM UM PROJETO ELABORADO POR PROFISSIONAL COMPETENTE, COM ART DO CREA E APROVADO PELA SUA PREFEITURA.

SE AS ÁGUAS COMEÇAREM A SUBIR, SAIA DA CASA IMEDIATAMENTE...SUA VIDA VALE MUITO MAIS !

NÃO ENFRENTE INUNDAÇÕES COM O SEU CARRO. ELE PODE SER ARRASTADO PELA FORÇA DAS ÁGUAS.
A VÍTIMA PODE SER VOCÊ E SUA FAMÍLIA!


AJUDE A EVITAR PREJUÍZOS E MORTES ! 

CAMPANHA DO BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA – QUEM PENSA, CUIDA!

(PODE SER REPRODUZIDO, DESDE QUE CITADA A FONTE. DEVE SER DISTRIBUÍDO E DIVULGADO, MAS NÃO ALTERADO) ©


* * *



CARTILHA DE PROTEÇÃO CIVIL DO CIDADÃO

Ligue: 199

Ligue: 193
Ligue: 190

Ligue: 192
01Sempre coloque em primeiro lugar a segurança de sua família.
02Mantenha em casa um estoque regular de alimento (não perecível) para uma semana, água potável e também tenha sempre à mão, lanterna com pilhas novas, velas e fósforo.
03Mantenha seu terreno livre de lixo e entulho ( todos os dias, pois você não sabe quando pode acontecer um desastre, enchente, etc...).
04Mantenha sua construção no mínimo a 20 metros do ribeirão ou rio.
05Derrube qualquer construção de sua propriedade a menos de 20 metros do ribeirão e recupere a área com mudas da flora da sua região.
06Construa uma plataforma elevada de concreto ou madeira, para por seus móveis ou pertences,  quando há enchente ou enxurrada e estabeleça a altura com a cota em 16 metros (Exemplo para Blumenau-SC onde a cota máxima é perto desta medida). Transforme os locais onde a água alcança em garagem e construa mais alto,  consulte um engenheiro e a prefeitura local para ver se você pode realizar a obra.
* Quando ocorre um desastre ou enchente,  sua família com a plataforma,  pode levantar e salvar seus bens e  suas vidas, porém se for ocorrência muito forte saia de casa com toda a sua família.
07Façam seu plano particular de defesa civil, pois vocês não terão atendimento imediato, do poder Público local. Haverá muitas famílias a serem atendidas, vocês sempre terão que ter um plano de emergência, pois terão que aprender a conviver com esse tipo de eventos, use o modelo do Mapa de Risco em http://arcadenoe.ning.com/page/mapa-de-riscos-dicas este poderá salvar mais pessoas.
08Reveja as entradas e saídas de fluxo de água em seu terreno; elas devem prever grande movimento/fluxo de água.
09Evite que sua família vá para um abrigo, ou se antecipe e negocie um local onde você possa levar sua família e seus pertences, pois você vai estar sujeito a várias ocorrências como, comer o que os outros fazem, dormir com muitas pessoas, pouca higiene pessoal, risco de pegar alguma doença, pois sua família vai estar junto com muitas outras, porém se você  e sua família não se prepararam,  então siga as orientações do poder público local e recomendamos que vá para os abrigos oficiais e lugares públicos à disposição em seu bairro.
10Nos morros, instale calhas no telhado e canalize a água da chuva para que o terreno não fique úmido e não provoque o desbarrancamento.
11Nos morros, verifique sempre os canos de esgoto e água pois se eles tiverem furos, vão provocar desbarrancamento, não faça instalações meia-boca.
12Em situações de chuva forte ou situação de risco, fique atento para o inesperado.
13Em trovoadas desligue os aparelhos elétricos da parede.
14Tenha ferramentas básicas em casa, Por exemplo: Enxada, Pá, Machado,Vassoura, Baldes, etc.
15Faça cursos básico de sobrevivência e defesa civil,  na sua comunidade.
16Para famílias que têm idosos morando sozinhos  Estabeleça medidas urgentes de prevenção, pois tivemos casos em nosso bairro que o idoso não foi amparado adequadamente nem pela família, nem pelo poder público,  e mantenha os estoque de remédios e alimentos especiais.
17Mantenha sua família em lugar seco e limpo, evite que alguém fique doente num período de calamidade,  principalmente os idosos.
18Para quem tem familiares com doenças crônicas, mantenha o estoque adequado de medicação, pois os desastres paralisam as ruas entre 1 a 5 dias ou mais.
19Entenda que cada ocorrência é tratada por setores diferentes pelo poder público, por exemplo: Salvamento com canoa é com os bombeiros, voluntários ou alguns voluntários de associação de bairro, que tiverem canoa; informações e coordenação é com a defesa civil, saúde é com o SAMU etc.., então veja na sua cidade como funciona esta coordenação, nas situações de emergências. Busque ajuda com segurança, seja pública ou amigos o mais rápido possível, isto pode salvar vidas.
20Não tenha vergonha de pedir ajuda, a seu vizinho, familiares, patrões ou amigos em caso de emergência.
21Manifeste interesse em participar de um grupo de defesa civil no seu bairro.
22Mantenha permanentemente uma mochila (impermeável) com materiais emergenciais de sobrevivência, bem como a busca de informações e o treinamento constante de como sobreviver sozinho ou em grupo, em diversas circunstâncias. O desenvolvimento de algumas habilidades como: fazer fogo, nadar, encontrar alimentos e automedicar-se, entre outras é essencial agora e certamente serão mais ainda no futuro.
23Nos dias atuais, qualquer ganho de tempo útil que você tiver para empreender seus afazeres faz diferença na sua renda no final do mês, assim justifico para você que, se você tiver um plano de contingência de defesa civil para sua família você estará melhorando ou mantendo a sua qualidade de vida,  mesmo quando a mãe natureza nos castiga.
24Lembre-se que o poder público, nestas situações sempre terão muitas famílias a serem atendidas, então sempre tente mais de uma maneira de buscar ajuda em emergências. Faça com que as TV's, Radio, Jornal e internet tenham matérias diárias de prevenção em defesa civil,  seja em tempo de chuvas fortes ou tempo bom.
25Se a previsão de enchente ou desastre da defesa civil informar que as águas ou desmoronamentos vão atingir sua moradia, saia de casa imediatamente.  Não ponha em risco seus familiares e as vida dos salva-vidas que terão que removê-los de barco,  por que, se você e toda a sua família não saírem de sua casa, em tempo hábil,  quando forem orientadas causarão sérios problemas (isto é frequente e errado, costuma acontecer com famílias que moram de aluguel).
26Mantenha uma ou mais canoas/barcos em seu bairro e sempre saiba ( e divulgue)  quem esta de posse delas.
27Não consuma bebida alcoólica, assim você poderá ajudar sua família e até você mesmo.
28Você que é morador novo no bairro ou mora de aluguel e nunca enfrentou enchente,  acredite nesta cartilha e coloque-a em prática.
29Fique alerta para roubos de casas, nas escolas, creches, abrigos e também de sua comida preciosa.
30Ponha seus animais em lugar a salvo, livre de correntes ou cordas, mesmo ao sair de casa.
31Meta: Ache uma casa de uma família amiga, em seu bairro,  para abrigar você e sua família,  em caso de enchente; acredite,  a mãe natureza faz sempre o que quer e nada a impedirá.
32Ajude aos idosos que moram sozinhos em sua rua ou onde você tenha conhecimento.
33Por gentileza, ajude a divulgar e compartilhar esta cartilha ( urgentíssimo ).
34Verifique junto a Defesa Civil de sua cidade "A COTA DE ENCHENTE" de sua rua ou moradia.
35Esta cartilha é simples e assim temos que viver a vida – simples mas organizada.


adsumus

Nenhum comentário:

Postar um comentário