Pesquisar este blog

domingo, 20 de janeiro de 2013

REALIZOU-SE ONTEM NA CASA DE CULTURA [UBM] DE VILAR DOS TELLES COM A PRESENÇA DE 34 LIDERANÇAS DE VÁRIOS MUNICÍPIOS E DE ENGENHEIROS DO INEA E DE UM POLITICO DO PT,E DEPOIS DE MUITA LUTA ENFIM UMA OTÍMA NOTICIA PARA OS MORADORES RIBEIRINHOS DO RIO BOTAS EM NOVA IGUAÇU ESTA PREVISTO PARA MARÇO O INICIO DAS CONSTRUÇÕES DAS UNIDADES HABITACIONAIS DO PROJETO IGUAÇU EM NOSSA CIDADE , APÓS ANOS DE MUITA LUTA ,E ATÉ MESMO REPRESENTANDO A CIDADE DE NOVA IGUAÇU SOZINHO , FINALMENTE AS OBRAS TERÃO SEU INICIO NA CIDADE . O LOCAL ESCOLHIDO PARA A CONSTRUÇÃO DAS UNIDADES HABITACIONAIS SERÁ NO BAIRRO DA CERÂMICA NO TERRENO DA ANTIGA CLINICA PSIQUIÁTRICA SANTA CECILIA . EU ONTEM ESTIVE REPRESENTANDO TODA A COMISSÃO EXECUTIVA DOS 7 MUNICÍPIOS QUE SERÃO OU JÁ SÃO CONTEMPLADOS COM AS OBRAS DO PROJETO IGUAÇU, COMO RIO DE JANEIRO,SÃO JOÃO DE MERITI,BELFORD ROXO,MESQUITA,,NOVA IGUAÇU,NILÓPOLIS,E CAXIAS,

NA MESA  RHUANA DO CONTROLE SOCIO AMBIENTAL DO INEA , ENG.IRINALDO CABRAL ENGENHEIRO RESPONSAVÉL PELO PROJETO IGUAÇU ,AERCIO DA ONG FAZE, E EU DA COMISSAO EXECUTIVA DO PROJETO IGUAÇU

REUNIÃO DE AVALIAÇÃO DO PAC 1
COMPOSIÇÃO DA MESA:  RHUANA (INEA), IRINALDO ( INEA) AÉRCIO (ONG FASE) ADRAINO NAVAL ( COMISSÃO EXECUTIVA E COMITÊ LOCAL DE ACOMPANHAMENTO DO JD.PERNAMBUCO)
A REUNIÃO TEVE INÍCIO COM AS DECLARAÇÕES DE AÉRCIO, REPRESENTANTE DA FASE QUE AFIRMOU QUE A FASE SEMPRE ESTEVE PARTICIPANDO DESSE PROJETO.
PARA A FASE FOI UM GRANDE DESAFIO, POIS ERA A PRIMEIRA VEZ QUE ESTA ASSUMIA UM SERVIÇO GRANDIOSO DO ESTADO.
O PAC FOI UMA NOVIDADE NO ESTADO E ATÉ MESMO NO PAÍS, POR SER UM GRANDEINVESTIMENTO NA ÁREA SOCI

COM BASE EM INFORMAÇÕES OBTIDAS NOS DIÁLOGOS COM O INEA E DO PONTO DE VISTA DA INSTITUIÇÃO ELABORAMOS O RELATÓRIO QUE APRESENTAREMOS:
DATADO EM DEZEMBRO DE 2011 E FEITO UM QUESTIONÁRIO NO INÍCIO DE 2012.
ELE MENCIONOU QUE NÃO TEM COMO UM SER HUMANO COMPOR UM RELATÓRIO COM TODOS OS FATOS , ENTÃO FORAM RESSALTADOS PONTOS ADQUIRIDO ATRAVÉS DO DIÁLOGO ENTRE O INEA E A FASE. É UM RELATÓRIO CURTO E GROSSO E VAI DIRETO AO PONTO COM A FINALIDADE DE INFORMAR AQUILO QUE FOI POSITIVO.
ENTRE OS ASPECTOS POSITIVOS PODEMOS OBSERVAR QUE NÃO HOUVE O DIAGNÓSTICO SÓCIO AMBIENTAL.

E QUE A PRODUÇÃO DE CARTILHAS E MATERIAIS INFORMATIVOS PODERIA TER SIDO FEITA DE UMA FORMA MAIS ABRANGENTE.
TAMBÉM FICOU EVIDENCIADO A AUSÊNCIA DE RELAÇÃO ENTRE AS PARTES ENVOLVIDAS TAIS COMO: SECRETÁRIAS MUNICIPAIS E ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E DE ÁREAS RELACIONADAS AO MEIO AMBIENTE. TAMBÉM A REDUZIDA PARTICIPAÇÃO DOS MORADORES.

COM RELAÇÃO A PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL, FICOU CLARO QUE A COMISSÃO EXECUTIVA TINHA UM OLHAR DA BACIA DE FORMA INTEGRADA E NÃO UNIFICADA POR BAIRROS, HOUVE UM INTERESSE EM COMUM ENTRE TODOS OS MUNICÍPIOS ENVOLVIDOS.
MAS PODERIA TER TIDO UMA PARTICIPAÇÃO MAIOR ONDE PUDESSE SE INTEGRAR INSTITUIÇÕES E LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS, E ATÉ MESMO COM A PRESENÇA DA POPULAÇÃO.
ATIVIDADES DA FASE:
ATIVIDADE REGIONAL DE PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL       
HOUVE..............................3 ATIVIDADES ......................Nº PARTICIPANTES......................134

REUNIÃO DE FÓRUM REGIONAL
HOUVE.............................11 ATIVIDADES......................Nº PARTICIPANTES......................379

REUNIÃO DE COMISSÃO EXECUTIVA
HOUVE.............................20 ATIVIDADES.....................Nº PARTICIPANTES........................178


DENTRE OUTROS:
DENTRE OS ASPECTOS POSITIVOS PODEMOS SALIENTAR , A INSTITUIÇÃO DE UM SISTEMA DEMOCRÁTICO, AS COMISSÕES DE ACOMPANHAMENTO, FÓRUM REGIONAIS, A CRIAÇÃO DA COMISSÃO EXECUTIVA,REALIZAÇÃO DE SEMINÁRIOS, ENCONTROS MUNICIPAIS, DENTRE OUTRAS ATIVIDADES....
ENTRE OS ASPECTOS LIMITADORES, A INCORPORAÇÃO DO TRABALHO SÓCIO AMBIENTAL 3 MESES APÓS O INÍCIO DAS OBRAS.
A REALIZAÇÃO DOS DIAGNÓSTICOS SÓCIO AMBIENTAL COM AS OBRAS EM EXECUÇÃO;
POUCA INTEGRAÇÃO DOS TÉCNICOS E ENGENHEIROS, PARA A BAIXADA.
A DESCONTINUIDADE DO FLUXO DE INFORMAÇÃO DIRIGIDA AO SISTEMA DE PARTICIPAÇÃO.
AS INFORMAÇÕES DE CUSTOS ERAM GENÉRICAS, FATO QUE IMPOSSIBILITOU O ACOMPANHAMENTO DOS CUSTOS COM UM CERTO TIPO DE DETALHAMENTO.
INFORMAÇÃO DESATUALIZADA REFERENTE AO CRONOGRAMA DAS OBRAS.

A INTERVENÇÃO DO PROJETO IGUAÇU OCORRERAM DENTRO DE UMA PERSPECTIVA  SISTÊMICA DA BACIA DO IGUAÇU , BOTAS E SARAPUÍ.

INCORPORAÇÃO DE AÇÕES NÃO ESTRUTURANTES, PROVISÃO DE UNIDADES HABITACIONAIS PARA O REASSENTAMENTO DE FAMÍLIAS QUE VIVEM AS MARGENS DO RIO.
80% DAS ÁREAS QUE TIVERAM INTERVENÇÃO DO INEA, NÃO HOUVEM MAIS TRANSBORDAMENTO DA CALHA.
O BOTAS ESTÁ NO LIMITE POR FALTA DE MICRODRENAGEM.
O PROJETO IGUAÇU TEVE SEU INÍCIO LOGO APÓS A ENCHENTE DE 31/01/2009 A INICIAR 2010, COM A INSTALAÇÃO DO SISTEMA DE BOMBEAMENTO.
GRANDE PARTE DAS INTERVENÇÕES SE CONCENTROU NAS CIDADES DA BAIXADA DE DUQUE DE CAXIAS E BELFORD ROXO .
O INEA FEZ UM CONTRATO ASSUMINDO A MANUTENÇÃO DAS MARGENS E CALHA.
A QUALIDADE DOS SERVIÇOS ASSIM COMO MATERIAIS EMPREGADOS DEVE SER UMA PRORROGATIVA DO PROJETO RESPEITANDO ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS.

EU MENCIONEI ESTÁ MUITO TRISTE POIS ESSA REUNIÃO PODERIA TER MUITO MAIS INTERESSADOS POR NOSSA CIDADE, MAIS INFELIZMENTE NEM OS PREFEITO E NEM OS VEREADORES E  NEM OS SECRETÁRIOS E NEM OS CONSELHEIROS DE MEIO AMBIENTE DE NOVA IGUAÇU SE FIZERAM  PRESENTES.
ENTÃO EU PERGUNTEI AO REPRESENTANTE DA FASE AÉRCIO: QUANTAS OFICINAS DEVERIA SER FEITA EM CADA MUNICÍPIO E QUANTAS DE FATO FORAM FEITAS?
A SOLANGE BEZERRA QUE ERA ENGENHEIRA RESPONSAVEL PELO CONTROLE SOCIAL DO INEA SEMPRE MENCIONOU QUE NOVA IGUAÇU NÃO TINHA REPRESENTATIVIDADE PORQUE AQUI EM NOVA IGUAÇU NÃO HAVIA OBRAS. E PORQUE NÃO FOI LEVADO ADIANTE A ELEIÇÃO DOS COMITÊS LOCAIS?E DE QUEM ERA A RESPONSABILIDADE DE SE RESPEITA OS COMITES LOCAIS E SEUS REPRESENTANTES DE NOVA IGUAÇU E QUE EM NOVA IGUAÇU EU SEMPRE DISSE QUE HAVIA OBRAS DO PROJETO IGUAÇU SIM , COMO AS DO PARQUER ELIZABETE E BAIRRO DA VIGA 

EM RESPOSTA A MINHA PERGUNTA O REPRESENTANTE DA FASE AÉRCIO DISSE QUE AO LONGO DESSES 3 ANOS FORAM REALIZADOS 118 ENCONTROS, SEMPRE COM DIFICULDADE DE TRAZER INFORMAÇÃO AOS PARTICIPANTES.
E POSSO DIZER QUE OS ENCONTROS FORAM SUPERIOR AO PREVISTO.
SE NUM PROJETO UMA ESTRUTURA COMO ESSA JÁ É DIFÍCIL, QUE DIRÁ NUM GRANDE PROJETO COMO O PROJETO IGUAÇU.
A ENFASE NA SITUAÇÃO SÓCIO AMBIENTAL, FOI MENOR QUE O ESPERADO. NO ABEL HOUVE UM ENCONTRO DETALHANDO PONTO POR PONTO DO CRONOGRAMA.
TEVE ALGUMAS OBRAS QUE NÃO ESTAVAM PREVISTAS E QUE FORAM ACRESCENTADAS COMO BOMBA DE SUCÇÃO, PONTES ETC. E OUTRAS QUE NÃO FORAM ACRESCENTADAS.
A PRIORIDADE ERA FORMAR COMITÊS POLÍTICOS DE SANEAMENTO ONDE OCORRERÁ AS OBRAS. ESSES COMITÊS SÃO ABERTOS AS REUNIÕES.
PARA NOVA IGUAÇU SÓ PODE TER INTERVENÇÃO SE HOUVER UMA INTERVENÇÃO DE REASSENTAMENTO.[ MINHA OBSERVAÇÃO:NAO ERA O QUE ESTA NO CONTRATO COM A CAIXA QUE DIZ ONDE QUER QUE TENHA ALGUM TIPO DE OBRAS DO PROJETO IGUAÇU TEM QUE TER OS COMITES LOCAIS DE ACOMPANHAMENTO ]
A FASE AINDA QUE DIALOGASSE COM O SETOR PÚBLICO, ELA TEM LIMITAÇÕES.
 A AUTONOMIA É RELATIVA, POIS ONDE NÃO TEM OBRA NÃO HÁ COMITÊ, MAS AS REUNIÕES PODEM SER ACOMPANHADAS PELA SOCIEDADE CIVIL, POIS É ABERTA.
EU FIQUEI SURPRESO COMO O INEA CONSEGUIU UMA RELAÇÃO COM O COMITÊ PROVISÓRIO, PARA SE CHEGAR A UM CONCESSO  PARA A INSTALAÇÃO DE UMA PONTE E UMA PRAÇA.
 EU NOVAMENTE INDAGUEI A FASE E O INEA: NOVAMENTE FIZ A PERGUNTA  DE QUEM É A RESPONSABILIDADE E PORQUE NÃO FORAM CHAMADAS AS LIDERANÇAS PARA A FORMAÇÃO DOS COMITÊS, SENDO QUE PRIMEIRO VOCÊ MENCIONOU NÃO TER OBRAS EM NOVA IGUAÇU E DEPOIS RELATOU A CONSTRUÇÃO DE UMA PONTEE UMA PRAÇA . ISSO NÃO É UMA OBRA?E NAO FOI DINHEIRO DO PROJETO IGUAÇU ALI ????
O ENGENHEIRO DO INEA IRINALDO, DIZ QUE O PROCESSO DE PARTICIPAÇÃO NÃO É FÁCIL, MAIS O INEA SEMPRE ESTEVE ABERTO AO DIALOGO COM A SOCIEDADE CÍVIL. AS OBRAS INICIARAM ANTES DA CONTRATAÇÃO DA FASE.
A PARTICIPAÇÃO DO PROJETO SEMPRE FOI UM PONTO FORTE.
A MAIOR DIFICULDADE FOI AS OBRAS DA CEHAB, QUE DIFICULTOU BASTANTE AS REUNIÕES EM NOVA IGUAÇU.
O CEHAB NÃO EXECUTOU AS OBRAS E DIFICULTOU O PROJETO SÓCIO AMBIENTAL E PREJUDICOU MUITO O PROJETO.
O INEA SEMPRE ESTEVE E ESTÁ ABERTO A POPULAÇÃO.
PARA QUE AS OBRAS ANDASSEM FORAM REALIZADAS AS COMPRAS ASSISTIDAS. 
COM RELAÇÃO A PARTICIPAÇÃO DOS ENGENHEIROS NAS REUNIÕES SEMPRE TEM OCORRIDO DE FORMA PREVISTA.
E EM CASO DE UMA DENUNCIA DE FUNCIONÁRIOS ESSE SERÁ AFASTADO DAS OBRAS E ATÉ MESMO DO PROJETO,
O SOMATÓRIO ATÉ HOJE NAS REUNIÕES FORAM DE APROXIMADAMENTE 5 MIL PESSOAS 
QUANTO A INFORMAÇÃO, SERÁ AMPLIADO A PRODUÇÃO DE INFORMATIVOS E BOLETINS.
ATÉ MARÇO SE DARÁ INCIO AS OBRAS DO CONJUNTO HABITACIONAL  NA CERÂMICA.
EDIVANILDO VICE PRESIDENTE DO MAB, SÓ FEZ UMA COISA AO INVÉS DE DEFENDER NOVA IGUAÇU, SÓ FEZ ELOGIOS A FASE. E AO INEA COMO EM OUTRAS REUNIOES AO LONGO DESTES 4 ANOS DE PROJETO IGUAÇU ESTE QUE SE DIZ REPRESENTANTE DE UMA ENTIDADE DE NOVA IGUAÇU SEMPRE SÓ ENTROU MUDO E SAIU CALADO NÃO SÓ ELE COMO O OUTRO DA MESMA ENTIDADE QUE NADA REPRESENTAM A SOCIEDADEE POR TER ESTE TIPO DE PESSOAS ,,QUE TALVEZ NOVA IGUAÇU FICOU ATRASADA NO PROJETO SINTO VERGONHA DE TE PESSOAS COMO ESTAS QUE SE DIZEM REPRESENTANTES DE UMA CIDADE QUE NAO DEFENDEM NOSSA CIDADE E SÓ SEU PROPRIO BOLSO BEM DIFERENTE DE ALGUNS REPRESENTANTES DO MUB DE CAXIAS QUE DEFENDEM SEU MUNICIPIO COM UNHAS E DENTES ,PARABENS MUB DE CAXIAS E POR SEUS REPRESENTANTES
JOSÉ LUIZ DO TRIO DE OURO E COMISSAO LOCAL DE ACOMPANHAMENTO DE SAO JOÃO DE MERITI: DISE QUE  O PROJETO ENVOLVE A RETIRADA DE RESÍDUOS DO RIO E DIQUES, E ASSENTAMENTOS?
ATÉ ONDE SEI O RIO CUMPRIU 78% DE SUAS CONSTRUÇÕES, DEPOIS AS INFORMAÇÕES PASSARAM A SER DESENCONTRADAS, COM ISSO O FICAMOS SEM INFORMAÇÕES SOBRE AVANÇAR DO PROJETO COMO INSTALAÇÃO DE BOMBAS.
NO RIO A EXECUÇÃO FOI DE FORMA SATISFATÓRIA, JÁ NA BAIXADA O REASSENTAMENTO ATÉ AGORA NADA! DEPOIS DE UMA BRIGA DOS CLAS DE SAO JOÃO DE MERITI FOI RETIRADA A CEHAB DO PROJETO, ASSUMINDO O INEA TODA A DIREÇÃO DO PROJETO.
GOSTARIA-MOS  DE SABER QUANTAS FAMÍLIAS FORAM REASSENTADAS, QUANTAS ESTÃO NO ALUGUEL SOCIAL, QUANTAS SERÃO DIRECIONADAS A ESSAS FUTURAS CASAS E ONDE SERÃO CONSTRUÍDAS, COMO SERÁ O ACOMPANHAMENTO PARA ESSAS FAMÍLIAS SE MANTEREM NESSES LOCAIS?VISTO QUE A MAIORIA SÃO DE BAIXA RENDA 
O PAC 1 NÃO FOI CONCLUÍDO E JÁ ESTAMOS DISCUTINDO O PAC 2, QUEM SE INFORMA NOTA QUE O PAC 1 ESTÁ TRAVADO.
NOS QUEREMOS PROVIDÊNCIAS , PARA QUE POSSAMOS SABER COM CLAREZA COMO ESTÃO AS FAMÍLIAS, POIS COMO BEM VEMOS, O SÓCIO AMBIENTAL PÕES MEIA DÚZIA DE CAPIM NAS MARGENS DO RIO, AI PERGUNTO ONDE ESTA PLANTAÇÃO DE ÁRVORES?
NÃO QUEREMOS CRACHÁ PARA APRESENTAÇÃO DA COMISSÃO E SIM QUE A COMISSÃO SEJA RESPEITADA!

SIDNEY DA COMISSÃO EXECUTIVA E DO MUB CAXIAS:  REVELOU QUE EM DUQUE DE CAXIAS AINDA NÃO TEVE NENHUMA INTERVENÇÃO QUE NÃO FOSSE EMERGENCIAL.
O NOSSO CONTROLE SOCIAL ESTÁ COMPROMETIDO, POIS TEM UMA FALTA DE INFORMAÇÃO ESPECÍFICA DE CONVÊNIOS: COMO  LIMPA RIOS,  PROJETO 23 VALÕES E OUTROS.
SOLANGE DA COMISSÃO EXECULTIVA E DO MUB DE CAXIAS:REVELOU QUE AS FEDERAÇÕES TEM 30 ANOS E TEVE SEU INÍCIO COM REVINDICAÇÕES DE SANEAMENTO E SAÚDE.
O PROJETO IGUAÇU COM TODOS OS PROBLEMAS PODE SANAR O ACOMPANHAMENTO SÓCIO AMBIENTAL.
EU SUGIRO A CRIAÇÃO DE UMA AGENDA DE ACOMPANHAMENTO DAS OBRAS DO PAC 2 E CRIAR UMA INTERLOCUÇÃO ENTRE COMISSÃO EXECUTIVA, INEA E PREFEITURAS. 


ROGÉRIO DA COMISSÃO EXECUTIVA E DO CLA LOTE XV BELFORD ROXO : POR FALTA DE PARTICIPAÇÃO DAS PREFEITURAS OS PROJETOS FICARAM ENGAVETADOS POR MAIS DE 20 ANOS, FORAM CERCA DE 600 MIL REAIS QUE DEIXARAM DE SER INVESTIDOS NA BAIXADA.
ALGUNS PONTOS QUE DESTACO COMO NEGATIVOS E A FALTA INTERLOCUÇÃO ENTRE OS PROJETOS, A FALTA DE INFORMAÇÃO, A FALTA DE DIÁLOGO, A AUSÊNCIA DA CEDAE E A CRISE DO LIXO.
ALÉM DAS PREFEITURAS NÃO PARTICIPAR ELA AINDA ATRAPALHA O ANDAMENTO DOS PROJETOS DO INEA.

AÉCIO DA FASE: NA MINHA APRESENTAÇÃO NÃO FOQUEI A QUESTÃO DA HABITAÇÃO, VI O SÓCIO AMBIENTAL COM RELAÇÃO AS OBRAS, E NÃO HABITAÇÃO.
QUANTO A DEMOLIÇÃO FEITA DE FORMA PARCIAL ELA SE TORNA UM PROBLEMA DE FORMA EXTENSIVA, POIS ALÉM DOS DESABAMENTOS QUE PODEM OCASIONAR A MORTE DE PESSOAS ESSA CONSTRUÇÕES PODEM SERVIR DE LOCAIS PARA MELIANTES POR TRÁFICO DE DROGAS E ATÉ MESMO ESTUPROS. 
A FASE DENTRO DE SUAS POSSIBILIDADES FEZ UM BOM TRABALHO.
DIZER QUE A BAIXADA ESTÁ A MESMA COISA QUE ERA ANTES, PODE SE DIZER QUE NÃO, MAS ESSA MUDANÇA SE DEU A MOBILIZAÇÃO DE LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS E DO COMPROMETIMENTO DE ALGUNS. 

 EU DISSE EM RESPOSTA A FASE E AO INEA,  QUE CONCORDO QUE A COMISSÃO EXECUTIVA TEM QUE LUTAR  AINDA MAIS PELO   PROJETO COMO UM TODO.
MAS TAMBÉM DEVEMOS OLHAR PARA OS NOSSOS MUNICÍPIOS E COMUNIDADES, POIS AINDA ESTAVA LÁ UMA CASA SEMI DEMOLIDA, QUE ACABOU DESABANDO E MATANDO UM ADOLESCENTE, E FERINDO OUTROS DOIS.
E QUERO REGISTRAR TAMBÉM QUE QUANDO TEMOS REUNIÕES OS PREFEITOS ,SECRETÁRIOS MUNICIPAIS ,VEREADORES E CONSELHOS DE MEIO AMBIENTE SÃO CONVIDADOS E NÃO SE FAZEM PRESENTES, MAIS QUANDO O INEA VAI FAZER UMA VISITA TÉCNICA JUNTO COM OS PREFEITO A COMISSÃO EXECUTIVA NÃO É AVISADA E NEM CHAMADA.
ESPERO QUE DAQUI PARA FRENTE POSSA HAVER UMA MELHOR COMUNICAÇÃO ENTRE O INEA E A COMISSÃO EXECUTIVA.
RHUANA DO INEA E DA PARTE SOCIO AMBIENTAL : DESTACOU QUE  FARÃO UM RELATÓRIO SOBRE HABITAÇÃO, COM TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE AS FAMÍLIAS ASSISTIDAS.
IRINALDO CABRAL ENGENHEIRO RESPONSÁVEL PELO PROJETO IGUAÇU :  DISSE QUE SÓ NO PROJETO IGUAÇU TEM UMA DEMANDA DE CERCA DE 10 MIL HABITAÇÕES DE RISCO SENDO QUE 2.600 FAMÍLIAS JÁ FORAM ATENDIDAS E OUTRA 3 MIL ESTÃO PREVISTAS PARA O PC 2.PELO QUE PUDE OBSERVAR O TRABALHO QUE TEM SIDO FEITO, FOI UM PROJETO APROVADO POR VOCÊS E TEMOS MUITOS PONTOS A MELHORAR. TAIS COMO: A INTERLOCUÇÃO ENTRE ESTADO, PREFEITURA, COMISSÃO EXECUTIVA E INEA.
AMPLIAR AS INFORMAÇÕES, COM A PUBLICAÇÃO DE BOLETINS A CADA 2 MESES, CRIAÇÃO DE UM BLOG, 
JÁ ESTA PREVISTO  MAIS DE 2 BILHÕES DO GOVERNO FEDERAL PARA SANEAMENTO, HABITAÇÃO E DRENAGENS, EM PROJETOS EM TODO O ESTADO DO RIO DE JANEIRO
400 MILHÕES SOMENTE PARA SANEAMENTO.
SÓ EM BELFORD ROXO SERÃO 85 MILHÕES.
VAMOS TER UM EMPRESA A PSE PARA GERENCIAR TODAS AS OBRAS E AÇÕES PARA PODER DAR MAIS TRANSPARÊNCIA  A NÍVEL DO PROJETO IGUAÇU E EXTRA PROJETO IGUAÇU.
A QUESTÃO DO LIMPA RIO: É UM PROJETO EM QUE O ENGENHEIRO JOÃO  DO INEA É O RESPONSÁVEL, E ESTÁ CONTRATADO DENTRO DO PROJETO IGUAÇU, PARA FAZER LIMPEZAS NOS MUNICÍPIOS.
SABEMOS QUE A DEMANDA DAS COMUNIDADES É MUITO GRANDE E QUE TIVERAM PROJETOS QUE NÃO TIVERAM SUA CONTINUIDADE.
UMA COISA QUE TENHO CERTEZA É QUE ESSE PROJETO NÃO VAI PARAR,  POIS TEM UMA ALIANÇA FORTE ENTRE SOCIEDADE CIVIL, ESTADO E GOVERNO FEDERAL.
TEMOS CERCA DE 450 MILHÕES PARA O PAC 2.
TEMOS QUE INVESTIR BEM ESSES RECURSOS, E QUEM IRÁ EXECUTAR AS OBRAS SERÁ O INEA.
TEMOS PELA FRENTE A CONSTRUÇÃO DA TRANSBAIXADA, COM AUDIÊNCIA PÚBLICA PREVISTA PARA O FINAL DE JANEIRO, INÍCIO DE FEVEREIRO.
QUE SERÁ REALIZADA NO TEATRO RAUL CORTEZ, E QUE ESTÁ VINCULADA AO RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL.
SÓ PARA CONTER AS ENCHENTES NA PRAÇA DA BANDEIRA FORAM GASTOS 300 MILHÕES.
OS CONTRATOS FEITOS ENTRE O INEA INDEPENDEM DE QUEM ESTÁ OU IRÁ SE APOSSAR, POIS O RECURSO JÁ ESTÁ DISPONIBILIZADO. E O CONTRATO É FEITO COM O GOVERNO ATRAVÉS DO GOVERNADOR.ESTAREI SEMPRE DE OLHO E DEFENDEREI OS MORADORES E MINHA CIDADE AONDE QUER QUE SEJA , ESTAREI ACOMPANHANDO DE PERTO ESTAS OBRAS E COBRANDO SEMPRE , JUNTO COM ALGUNS AMIGOS  .ADSUMUS 


















Nenhum comentário:

Postar um comentário