Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

ATÉ QUANDO ??? AS CHUVAS DE VERÃO CHEGARAM E COM ELAS O MEDO DAS ENCHENTES E DESLIZAMENTOS NAS ÁREAS DE RISCO


 As chuvas, e o medo, chegaram
Como já o mais simples calendário de papelaria alertava, adentramos no RIO DE JANEIRO o período chuvoso crítico que anualmente tem marcado a região por terríveis tragédias associadas a enchentes e deslizamentos. Tragédias em que centenas  de cariocas  todos os anos  perdem suas vidas de forma estúpida e brutal, e a sociedade pago altíssimo preço com prejuízos de toda a sorte acumulados. Nesse anofinal de ano , a cidade do Rio de Janeiro e municípios da Baixada Fluminense especialmente NOVA IGUAÇU , com mortos e milhares de desabrigados, abrem o já comum lúgubre espetáculo.
Cabe perguntar: estamos hoje melhor preparados para enfrentar esses graves fenômenos? Em que pese o maior envolvimento de instituições e órgãos públicos com o problema, poder-se-ia dizer que muito pouco. Prevalece ainda a visão curta e irresponsável que tem levado as administrações públicas a tratar a questão sob uma ótica corretiva e emergencial, pela qual se busca atenuar as consequências dos conhecidos erros que vem sendo cometidos pelo crescimento urbano ao invés de, corajosamente, focando as causas, enfrentá-los e eliminá-los dentro de uma ótica preventiva. Tal visão distorcida na prática lança toda a carga de responsabilidades sobre nosso já sobrecarregado sistema de Defesa Civil, missão humanamente impossível de ser atendida, em que pese o heroísmo dessa brava gente.
Nossa cidade continua a crescer, sob os olhos e complacência da administração pública em seus diversos níveis, praticando os mesmíssimos erros e incongruências técnicas de planejamento urbano e uso do solo que as conduziram a esse grau de calamidade pública. No caso das enchentes, impermeabilizando o solo, promovendo uma excessiva canalização de rios e córregos, expondo por terraplenagem o solo à erosão com decorrente assoreamento dos cursos d'água; no caso dos deslizamentos e solapamentos de margens, ou ocupando encostas COMO A SERRA DE MADUREIRA e fundos de vale como em AUSTIN  que jamais poderiam ser ocupados dada sua já alta instabilidade natural. Ou, com resultados semelhantes, ocupando da maneira mais inadequada e desastrosa terrenos até potencialmente urbanizáveis, se utilizadas as técnicas adequadas para tanto.

Em torno e em função desse cabedal de erros cometidos, obviamente se organizaram e se estabeleceram grandes interesses empresariais, econômicos e políticos, dos quais parece que a maior parte de nossas autoridades está refém. Por incompetência, covardia política, ou por interessada passividade.

Permitamo-nos raciocinar: qual o interesse de empresas que lucram milhões de reais com o desassoreamento das redes de drenagem em um programa que reduza ou elimine a erosão geradora dos sedimentos assoreadores? E qual o interesse das empresas que hoje se enriquecem com os projetos, a construção e a manutenção dos famigeradas estações de tratamentos de esgoto em NOVA IGUAÇU QUE HOJE ESTÃO ABANDONADAS ? Dentro dessa mesma lógica, que interesse haveria por parte de administradores públicos e empresas beneficiadas em deslocar recursos de serviços e investimentos anteriormente combinados para agora abrigar em habitações seguras e dignas a população pobre que imperativa e urgentemente teria que ser retirada das áreas de alto riso geológico e hidrológico da cidade de NOVA IGUAÇU ?EM 2009 a prefeitura de Nova Iguaçu através da antiga SEMASPV cadastrou dezenas de ribeirinhos com a promessas de reassenta-los em conjuntos habitacionais no bairro do COBREX pelo então consorcio pró-moradia que deveria ter sido construido e entregues no começo de 2010 ,pois as verbas foi liberadas e carimbadas para as mesmas ,e nenhuma casa foi construida e entregue aos moradores ,
A tambem o PROJETO IGUAÇU do INEA que desde 2009 JÁ deveria ter começado e ter reassentados as familias ribeirinhas e limpeza e alargamento do RIO BOTAS ,e principalmente ter entregue as casas do cobrex em frente a UPA do baiiro BOTAFOGO em N.I  e que a CEAHAB SUMIU COM AS VERBAS destinadas a construção destas casas ,
Ainda que hajam hoje ótimas e eficazes soluções técnicas para reduzi-las drasticamente, as tragédias irão se repetir, e muito provavelmente, em anos mais chuvosos, aumentar sua letalidade. Nesse contexto, é essencial que a sociedade perceba que os impedimentos para a pronta e plena adoção dessas soluções residem na esfera política, especialmente em seus atributos éticos e de competência.
Ai deixo aqui as minhas criticas porque nas ultimas gestões nos ultimos 8 anos nenhum vereador ,secretário ou ex.prefeitos participaram das reuniões junto ao INEA para cobrar daquele orgão as obras para a nossa cidade ??
porque os ex.vereadores e vereadores da antiga gestão não fiscalizaram para onde ia as verbas do PAC ??
Porque os vereadores aprovaram as contas do ex.prefeito lindbergh/sheyla gama se as verbas para a construções das unidades habitacionais do COBREX E DO CONSORCIO PRÓ-MORADIA no valor de R$87 MILHOES DE REAIS HAVIA SUMIDO????
porque o ex.prefeito hoje senador não construiu nenhuma casa  e nem reassentou nenhuma familia ribeirinha se a cidade de NOVA IGUAÇU havia recebido varias verbas para isso até do ministerio das cidades ?????,então respondam senhores politicos que tiveram nos cargos para fiscalizar os atos do executivo municipal ,ADSUMUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário