Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

MESMO COM TODOS OS PROBLEMAS DE UMA MEGA CIDADE FELIZ ANIVERSÁRIO NOVA IGUAÇU O MUNICIPIO MÃE DA BAIXADA FLUMINENSE


Av. Mal. Floriano Peixoto, em 1932. À direita, o Café e Bilhares Elite.
um municipio que aprendi a ama onde nasceram os meus filhos meu filho no hospital Iguaçu e minha fila na maternidade do hospital da Posse ,esá cidade tem varios encantos e belezas naturais ,algumas destas belezas desconhecidas até pelos cidadãos iguaçuanos mais 
Ainda em comemoração ao Aniversário de Nova Iguaçu, vamos contar um pouco de sua evolução.

A história da cidade começa com os índios Jacutinga que habitavam a região quando os portugueses chegaram. O nome do município vem do tupi-guarani e significa grande quantidade de água. A ocupação pelos brancos começa no meio do Século XVI, após a expulsão dos franceses do litoral do Rio de Janeiro.


No Século XVIII, a região ganha impulso com o caminho do ouro, aberto para levar o metal e as pedras preciosas de Minas para a capital. O Rio Iguaçu passa a ser usado para acessar a Baía de Guanabara na rota para o Rio.


Em 1822, no Ciclo do Café, é aberta a Estrada do Comércio, para o escoamento do produto. O movimento é tão expressivo que em 1833 a vila de Iguassú vira município. Já no século XX, a principal atividade passa a ser o plantio de laranjas. Os pomares de Nova Iguaçu se estendiam por toda a Estrada de Madureira, Cabuçu, Marapicu, alcançando também Itaguaí. Na época, Nova Iguaçu ficou conhecida como “Cidade Perfume”, por causa do cheiro das frutas. 


A partir da década de 1940, a cidade perdeu grande parte de seu território com a emancipação de Duque de Caxias (1943), Nilópolis e São João de Meriti (1947), Belford Roxo e Queimados (1990), Japeri (1991) e Mesquita (1999).


Hoje, Nova Iguaçu Possui um dos centros comerciais mais importantes do estado, um polo que atrai consumidores das cidades de seu entorno. O município é o maior da Baixada Fluminense em extensão territorial com 523km2 e segundo em população com cerca de 805 mil habitantes,  sendo também considerada a "capital" da Baixada.



Hino de Nova Iguaçu (RJ)
Nova Iguaçu!
Terra linda e encantadora, 
Desde os tempos de outrora,
Dos meus velhos ancestrais.
Tens uma história, 
Cheia de belezas mil,
O encanto Fluminense,
É o orgulho do Brasil.

A Maxambomba!
Dos engenhos do passado,
Nova Iguaçu!
Dos dourados laranjais.

Hoje feliz,
Com teu rico alvorecer,
Com teu progresso e beleza, 
Fiz consulta a natureza,
És grande desde o nascer!

http://navaladriano.blogspot.com.br/2015/01/feliz-aniversario-nova-iguacu.html#links




Um comentário:

  1. MUITO BOA SUA MATÉRIA MEU AMIGO, POIS ASSIM PODEMOS CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE A HISTÓRIA DE NOSSA CIDADE...

    ResponderExcluir