Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Se a segurança publica já está pessima em Nova Iguaçu vai ficar pior ainda Já avisaram aos ratos sobre a pacificação ..Beltrame anuncia UPPs no Chapadão e no Juramento no segundo semestre



O secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, anunciou que as comunidades do Chapadão, em Costa Barros e Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, na Zona Norte do Rio, vão receber Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs), a partir do segundo semestre deste ano.
Em entrevista ao RJTV, o secretário ressaltou que haverá avanços nessas áreas em 2015. Ele afirmou que essas regiões nunca receberam fortes ações de segurança pública. "Nós estamos fazendo um projeto que vai caminhando de uma maneira muito séria. O Chapadão está previsto para ocupação, o Juramento está previsto para ocupação e isso será feito no momento certo, na hora certa quando se tiverem condições minímas de dar segurança para a população, para os policiais e sobretudo permitindo que os outros serviços entrem", disse. Beltrame
Além dessas duas comunidades, o secretário manifestou preocupação com aumento da violência nas regiões da Pavuna, Antares, Rola e a Baixada Fluminense. Beltrame disse que primeiro haverá a ocupação do Conjunto de Favelas da Maré, na Zona Norte, entre abril e junho.Tropas do Exército e da Marinha estão no conjunto de favelas da Maré, desde abril do ano passado.
O secretário afirmou que as polícias Militar e Civil estão atuando no combate ao crime do Rio de Janeiro e já efetuou milhares de prisões nos últimos meses, mas enfatizou que o Rio de Janeiro possui uma “nação” de criminosos atualmente. Segundo ele, do dia 7 de novembro até o dia 25 de janeiro deste ano a PM prendeu 4.410 pessoas, apreendeu 65 fuzis, 578 pistolas, 539 revólveres e 54 granadas. ]
“Essas balas perdidas elas foram, na maioria das vezes, provocadas por traficantes. Não foi em confronto a polícia, com exceção desse caso agora da Rocinha. Isso é da natureza dessa verdadeira nação de criminosos que se criou no Rio de Janeiro. Digo uma nação porque são pessoas que tem uma ideologia de facção, pessoas que te um desapego e uma irresponsabilidade total pela vida humana”, 
Beltrame voltou a fazer críticas sobre a entradas das armas no Rio de Janeiro. "São armas estrangeiras, todas elas. Prendemos 11 fuzis no Juramento no último sábado e elas e a munição são estrangeiras. Elas acabam vindo aqui para o Rio e a nossa polícia deve correr atrás disso e o cidadão carioca é vítima disso", afirmou.
O secretário defendeu medidas de controle nas fronteiras para evitar entrada de armas. "As pessoas hoje no Brasil reduziram segurança pública à polícia e isso é uma miopia. Isso é um erro muito grande porque as polícias estão esgotando em si próprias as suas ações. Segurança pública começa nas fronteiras, segurança pública começa com políticas de segurança primárias, secundárias e terceárias para os jovens".
Ele disse ainda que as áreas onde foram registrados casos de balas perdidas já estão sendo mapeadas e que os disparos partiram de bandidos em confronto. "Nós estamos agindo. Estamos mapeando as áreas e a trajetória desses projéteis que foram lançados da comunidade para fora e vamos atuar. Estamos planejando ações, nós temos responsabilidade e não vamos agir como eles. Eles não tem compromisso com a vida eles não tem compromisso com o cidadão, mas nós temos e não é por isso que nós vamos deixar de atuar", afirmou.
Beltrame também confirmou a intenção de retirar os policiais que servem nas UPPs dos locais onde houver confrontos."Quando há contronto não são policiais que vão agir. Nossa idéia é retirar esses policiais porque eles não estão ali para isso. Os policiais do Comando de Operações Especiais, que já está dividido por áreas assume essa ocorrência", afirmou.
O secretário disse ainda que policiais estão participando de cursos de preparação e treinamento na Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar (Cefap).
"Ainda essa semana, o governador deve assinar um decreto para ampliar o programa de aperfeiçoamento de policiais para agir nessa área".
Doze vítimas de balas perdidas
Nos últimos dias, 12 pessoas foram atingidas por balas perdidas na Região Metropolitana do Rio. Na madrugada desta segunda-feira (26) Sandra Costa dos Santos foi atingida quando estava dormindo em sua casa, localizada na Rua Amanajó, em Bangu, Zona Oeste do Rio. Segundo a filha da vítima, Taís Costa, o tiro acertou a cabeça de sua mãe. Ela foi socorrida e até as 12h o estado de saúde da paciente era considerado estável.
Durante a madrugada, uma menina de 12 anos foi vítima de bala perdida no Morro do Chapadão, em Costa Barros, no Subúrbio do Rio. A criança estava na Rua Javatá, onde mora, quando foi atingida.
No domingo (25), uma mulher morreu depois de ser baleada durante uma troca de tiros entre policiais e traficantes na Favela da Rocinha, em São Conrado, Zona Sul do Rio. A vítima chegou a ser levada para o Hospital Miguel Couto, mas não resistiu aos ferimentos.
Quatro pessoas foram feridas no sábado (24) em várias regiões.
Um menino de 15 anos que estava passando férias na casa de uma tia em Niterói foi baleado no braço. Ele estava no playground dentro de um condomínio quando foi atingido. No mesmo dia, outras duas pessoas foram ferida em São Gonçalo e uma mulher foi ferida quando passava por uma rua próximo ao Morro do Juramento.
Na tarde de sexta-feira (23), Edilton de Jesus dos Santos, 20 anos, foi atingido por uma bala perdida enquanto estava na plateia do Mundial de Skate Bowl no Parque de Madureira, no Subúrbio do Rio. Na quinta (22), William Robaiana da Silva, de 35 anos, foi baleado em Santa Cruz e Lavínia Crisciullo, de 3 anos, foi atingida no Centro do Rio.
No final de semana retrasado, a menina Larissa Carvalho, de 4 anos, morreu após ser baleada na cabeça quando saía de um restaurante com o mãe e o padrasto em Bangu, na Zona Oeste do Rio. No domingo (18), o menino Asafe Ibrahim, de 9 anos, foi baleado na cabeça na área da piscina do Sesi de Honório Gurgel, no Subúrbio. Ele chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu aos 
fonte :http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/01/beltrame-anuncia-upps-no-chapadao-e-no-juramento-no-segundo-semestre.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário