Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

o governo dos petistas já estão cheios de medo : Boato revela que Barbosa pode renunciar ao STF para disputar presidência com Dilma



Circulava ontem à noite, à boca nem tão pequena, nos bastidores do poder em Brasília, um boato esquisito, porém plausível, sobre a sucessão presidencial de 2014. O Super Joaquim Barbosa renunciaria ao cargo de Presidente do Supremo Tribunal Federal e se credenciaria como presidenciável para enfrentar Dilma Rousseff.

O ato extremo de Barbosa, entregando a presidência do STF para seu vice Ricardo Lewandowski, seria para manifestar sua indignação e revolta pessoal com a aceitação dos embargos infringentes. A aceitação dos recursos praticamente faz voltar à estaca zero o julgamento do Mensalão. É alto o risco de reversão condenações, diminuição ou prescrição de penas dos condenados, no processo que fica ainda mais sem data certa para chegar a um fim.

Atualmente, segundo pesquisas reservadas de opinião, Barbosa seria o único nome capaz de golpear, mortalmente, a reeleição praticamente assegurada de Dilma Rousseff. os petistas morrem de medo de “o negão” (como é popularmente reconhecido) entrar na disputa. Barbosa seria a representação síntese da bronca contra o PT e seus esquemas de corrupção que ficam impunes. Os petistas preferem disputar a eleição com Aécio Neves e Eduardo Campos, que farão a mesma pretensa oposição de sempre, sem muita empolgação, o que antecipa a derrota.
O boato de ontem sobre a renúncia de Barbosa só fica comprometido por dois fatores. Barbosa só faltou jurar, publicamente, que não tem o menor interesse na vida como político. Além disso, só um partido nanico, sem chances de eleger uma base parlamentar forte (como PT, PMDB & Cia), lhe concederia uma vaga para a aventura da disputa presidencial. Isto se o petistas não usar seu poder para fechar as portas dos partidos para a suposta aventura dele.

Eventualmente eleito, tal como Marina Silva, Barbosa ficaria sem governabilidade. Teria de negociar com o Congresso, de forma não muito diferente do que fez o PT com Lula-Dilma, para “presidir” – o que em nada altera o desastroso quadro institucional brasileiro. Na visão da maioria dos caciques políticos, se eleito, Barbosa, por seu estilo duro, com pouco jogo de cintura e sem paciência para politicagem, seria a reedição de um Fernando Collor. Estilo meio autoritário de governar, gerando alto desgaste com senadores e deputados, o que faz um governo desabar rápida e inevitavelmente.
ADSUMUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário