A reunião para aprovação do texto final do Estatuto DO FORUM GRITA BAIXADA . Após varios meses de debates e audiencias publicas o estatuto foi aprovado ontem com algumas mudanças, o texto final foi aprovado por unanimidade.
O Fórum Grita Baixada surgiu após a chacina da baixada em 2005, onde um grupo de policiais militares foi acusado de matar moradores dos municípios de Nova Iguaçu e de Queimados, deixando um rastro de 29 mortes.onde aconteceram varias passeatas e manifestações
Após esse incidente, a diocese de Nova Iguaçu junto com o Centro de Direitos Humanos e entidades da sociedade civil organizada e de lideranças comunitariás veem promovendo encontros para debaterem a violência na região. Dessas reuniões surgiu o Fórum Grita Baixada, que se reúne há quase dois anos. Sempre propondo ações sobre o combate a violência nos 13 municípios que formam a baixada.
Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), a violência na Baixada Fluminense aumentou e muito nos últimos meses. Na comparação do primeiro trimestre de 2012, a região teve 325 homicídios dolosos (quando tem intenção de matar). Só nos três primeiros meses deste ano de 2013 este número subiu para 420. É um aumento considerado de mais de 100%.eu fiz o convite ao presidente da Comissão de Segurança Publica da Câmara Municipal de Nova Iguaçu e demais vereadores de nova iguaçu a participarem das reunioes do grita baixada como a que aconteceu ontem , o vereador Carlinhos Presidente foi o unico que compareceu e participou da reunião,
onde convidou as entidades e lideranças comunitárias que compõem o Fórum para participarem de uma Audiência Publica na Câmara que ele vai convocar para debater junto com as autoridades competentes e a sociedade civil esse aumento da violência na região e as possíveis soluções . A comissão executiva do Fórum , através do professor Percival deu as boas vindas ao vereador e pediu que ele seja um divulgador e convide os vereadores das Câmaras da Baixada que fazem parte das Comissões de Segurança Publica para participarem também das reuniões e ações do Fórum.
Nenhum comentário:
Postar um comentário