O MOVIMENTO POPULAR IGUAÇUANO ESTAVA EM PESO NO EVENTO ,ONDE FOI REVELADO A TODOS OS QUE PASSAVAM NO LOCAL O ASSASINATO DE MAIS DE 100 ARVORES na gestão da ex.prefeita sheyla gama ,foi falado do projeto iguaçu,das queimadas na serra de madureira dos descasos em tingua entre outras coisas que tem prejudicado e muito a nossa cidade ,o movimento de hoje já está sendo vitorioso pois ontem eu recebi um email da semuham que foi publicado no jornal nos jornais de hoje ,segue-se a matería na integra ,A Secretaria de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Semuham) de Nova Iguaçu entrou na luta contra o desmatamento na cidade. Desde o início de setembro, um projeto em parceria com as escolas municipais, passou a ser desenvolvido visando o plantio de espécies no bairro Santa Eugênia.
De acordo com o secretário Giovanni Guidone, a ação teve início em Santa Eugênia em decorrência aos cortes e ao replantio sem sucesso na região, que gerou um inquérito no Ministério Público há cerca de um ano. Outra operação já resultou na reposição de 200 árvores em um trecho de cerca de um quilômetro na Avenida Bernardino de Melo (entre o Fórum antigo e o novo).
Guidone afirma ainda que a Avenida Tancredo Neves não recebeu novas mudas de árvores devido ao projeto de interligação de duas ciclovias, que ligarão as estações de Comendador Soares e Nova Iguaçu, que será executado através de recursos do Governo Federal, pelo PAC Mobilidade. “Estamos em fase de licitação e a previsão é que as obras tenham início em maio de 2014. Nos dois extremos da linha ferroviária, iremos encurtar o muro da Supervia para construção de calçadas mais largas, mais uma faixa de veículos, além da construção de ciclovias. Os trechos das avenidas Bernardino de Melo e Tancredo Neves também serão totalmente arborizados. Se fizermos replantio hoje, mais espécies serão sacrificadas com o início das obras”, explica.
>> Meio Ambiente em ação com a Educação - Técnicos da Superintendência de Áreas Verdes de Nova Iguaçu estão percorrendo as escolas municipais no bairro Santa Eugênia levando folhetos informativos sobre o replantio de espécies compatíveis nas áreas urbanas. O objetivo é que as crianças levem para casa a autorização para o plantio de mudas de médio porte como ipês e pata de vaca, compatíveis com a arborização urbana. As espécies serão instaladas nas calçadas ou no interior das residências.
“Queremos amenizar os impactos ambientais causados na região plantando árvores nas calçadas. Para isso, a participação popular é fundamental. Quando o morador autoriza, fazemos todo o trabalho de plantio e manutenção da espécie. Mas é fundamental que a população adote a planta, já que uma árvore precisa de cerca de 15 anos para se estabelecer”, disse Giovanni Guidone.
O trabalho é gratuito e os interessados podem solicitar o serviço através do telefone 3770-5990 e agendar o atendimento. O objetivo da Semuham é plantar 400 mudas somente em Santa Eugênia. A ação será ampliada nos próximos meses para o Bairro da Luz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário