As bicicletas atrapalham o trânsito?
A opção pelo uso das bicicletas, principalmente para deslocamentos de curta distância é uma tendência mundial. As cidades do mundo com as melhores políticas de sustentabilidade já avançaram muito e hoje contam com extensas malhas cicloviárias e com um enorme contingente de usuários de bicicletas. É o caso de Copenhague, Amsterdam, Berlim, Melbourne e outras. Na América Latina, Bogotá e o Rio de Janeiro já possuem extensas malhas.
A visão dos planejadores urbanos dessas cidades é que solução para os engarrafamentos é reduzir o número de carros na rua, não abrir mais ruas. Quanto mais expectativa de conforto for criado em torno do uso do automóvel, mais as pessoas tenderão ao uso do transporte individual (automóvel), um modelo comprovadamente inviável e insustentável, que já levou os grandes centros urbanos ao caos.
A saída é, portanto, aumentar a oferta de transporte coletivo, eficiente e atraente para o usuário do automóvel e implantar um bem planejado sistema cicloviário. Em suma, mais bicicletas e mais opções de transporte coletivo em NOVA IGUAÇU, menos carros e menos engarrafamentos.ADSUMUS
Nenhum comentário:
Postar um comentário