Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Só falta a “Presidenta que ruge” declarar guerra aos EUA, por denúncia de espionagem contra o Brasil




A suposta “revelação” (quem não sabia?) de que o aparato de segurança nacional dos EUA monitora o Brasil, suas empresas e autoridades é providencialmente aproveitada pelo governo Dilma da Silva para desviar a atenção da opinião pública e publicada sobre outros assuntos tão ou mais graves. O show de bravatas já começou com pedidos de explicações oficiais ao embaixador Thomas Shannon e com uma ameaça de denúncia à ONU. Só vai faltar Dilma declarar guerra ao Tio Sam...

O Brasil vem abaixo se a Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA) resolver divulgar tudo que espionou sobre nossos políticos e seus empresários comparsas. Edward Snowden, foragido e perseguido pelos EUA, vazou documentos ao jornal O Globo revelando que a NSA monitorou todo tipo de registro de “pessoas de interesse”: número discado, tronco e ramal, duração, data, hora, localização das chamadas, conteúdo das que mais interessasse, além de e-mails, endereços de IP e sites visitados...

A “reação” do governo petralha começou ontem, literalmente, com uma patriotada. O chanceler Antônio Patriota foi escalado pelo Palhaço do Planalto para dar o primeiro rugido. O cenário escolhido para encenar a “indignação” foi a Feira Internacional de Literatura em Paraty. Tudo depois de uma reunião domingueira, de emergência, convocada por Dilma, no Palácio da Alvorada.

Comprovando que a petralhada tira proveito até das coisas aparentemente ruins, um dos participantes do encontro já verbalizou ontem como será a reação interna do governo à suposta espionagem norte-americana. O Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, avisou que o governo dará “prioridade à aprovação do marco civil da internet” – projeto no meio do qual a petralhada pode enfiar mecanismos para tentar conter a liberdade na web, sob os falsos pretextos da segurança nacional ou dos direitos individuais.

Indiretamente, a petralhada deu a entender que existem empresas brasileiras que ajudam ou colaboram com a ação espiã da NSA. Os ministros Patriota e Bernardo advertiram ontem que tais empresas, com parcerias diretas ou indiretas com os norte-americanos bisbilhoteiros, podem ser alvo de fiscalização até da Polícia Federal, por alegada infração à Lei e à Constituição do Brasil. Na verdade, os petistas passaram o recibo de que, no Brasil, funciona um mega-sistema privado de arapongagem – do qual eles também se beneficiam, mas a cara de pau não permite admitir publicamente.

Enfim, se a nova denúncia Snowden repercutir muito além das páginas do jornal O Globo, ganhando amplo espaço e popularização na edição desta segunda-feira à noite do Jornal Nacional, o caso pode até se transformar em um grande incidente diplomático. Mas se a operação abafa funcionar – que é a tendência -, o assunto vai logo cair no esquecimento, como tantos outros, e não mais servirá para o governo desviar a atenção da opinião pública sobre o segundo tsunami de passeatas previsto para a próxima quinta-feira, dia 11 de julho.

Mais piada que a "reação" de Dilma ao Tio Sam só o vídeo-gozação (veiculado acima)...adsumus

Nenhum comentário:

Postar um comentário